Pesquisar neste blogue

ANTIGAS Metas de aprendizagem

  • O aluno explica as condições necessárias à comunicação sonora pelo ser humano: produção, propagação e percepção.
  • O aluno explica a formação de zonas de compressão e rarefacção produzidas pela membrana de um altifalante quando emite um som puro e relaciona-as com o modelo de onda sinusoidal representada no espaço e no tempo; prevê alterações num som puro audível quando se varia a frequência/período (alteração da altura: sons graves e agudos) ou a amplitude (alteração da intensidade: sons fortes e fracos).
  • O aluno explica diferenças (por exemplo: o timbre) e semelhanças (exemplo: a frequência fundamental e a vibração de um meio) que permitem distinguir sons complexos produzidos por diferentes tipos de pessoas ou de instrumentos (de cordas, percussão e/ou sopro), quando afinados na mesma nota musical.
  • O aluno situa no espectro sonoro infra-sons, sons audíveis e ultra-sons produzidos e percepcionados por diferentes animais, a partir da gama de frequências atribuída a cada um.
  • O aluno revela pensamento científico (planificando, prevendo, experimentando, concluindo) na determinação da velocidade do som no ar e interpreta informação tabelada sobre a variação da velocidade da frente de onda sonora quando se propaga em meios elásticos sólidos, líquidos e gasosos (a diferentes temperaturas); usa o conceito na resolução de situações problema (exemplo: determinar a que distância ocorreu um trovão).
  • O aluno explica fenómenos associados à propagação de uma onda sonora quando é reflectida (eco e reverberação), refractada e difractada, e conhece tecnologias que têm por base do seu funcionamento a reflexão de sons (exemplos: a ecografia e o sonar).
  • O aluno planifica e executa um mini-projecto prático para avaliar níveis sonoros em ambientes particulares, recorrendo ao uso do sonómetro, e trata dados recolhidos usando ferramentas TIC; compara os valores obtidos com os recomendados na legislação em vigor e infere consequências a nível fisiológico e psicológico com base em pesquisa sobre o tema.